segunda-feira, 30 de maio de 2011

Olá pessoas!

Andei sumida, eu sei! São tantas emoções...
Enfim, emoções à parte, segue abaixo uma novidade (de muitas que estão rolando) do mundo da Tradução:

==========================================
           Ciclo de Palestras sobre Tradução
CITRAT* e Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP

Palestra "Translating Political Texts: Textual and Paratextual Strategies of Renarration"

PALESTRANTE:  Mona Baker, Manchester University
QUANDO:  2 de junho, 14h às 15h30
ONDE:  Casa de Cultura Japonesa (Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Univeristária, USP).
===========================================

Tenho recebido MUITOS e-mails com notícias de eventos, inscrições para bolsas de estudo para Mestrado, Doutorado e até Phd! Vou tentar postar aqui na medida do possível tão logo cheguem na minha caixa de e-mails!

Até breve!
Lisi Viana

domingo, 15 de maio de 2011

Imperdível!

Boa tarde a todos!

Complementando o post de ontem, há um curso MUITO BOM (só pela instituição onde o mesmo ocorrerá e a professora que irá ministrá-lo já se vê a qualidade) que já está com inscrições abertas: logo mais abrirá inscrições:

CURSO DE EXTENSÃO no departamento COGEAE da PUC
Novas Tecnologias a Serviço do Tradutor - aumente sua produtividade, com qualidade
Esta será a 14ª Turma formada
Quando:  às sextas-feiras à tarde, durante 9 semanas, começando em meados de agosto.
Sobre o quê: Há aulas sobre mercado de trabalho, como calcular prazos e preços, Wordfast prático e linguística de corpus para tradutores, WordSmith e corpus customizado.

Quem ministra as aulas: Profª Ana Julia Perrotti-Garcia

Maiores informações podem ser obtidas no site do COGEAE PUC:http://cogeae.pucsp.br/cogeae/curso/113

Quem é a Profª Ana Julia Perrotti:
Tradutora do "Scientia Vinces Serv. Trad. Ltda - Translators of Dental and Medical Texts"
Tipos de tradução que executa: Italiano > Español > Português <> English
Proficiency in English (CPE) University of Cambridge UK
www.scientiavinces.com/ana/
=================================================


Nos vemos em breve,
Lisiane Viana

domingo, 8 de maio de 2011

Avaliação de Fotografia


Fotografia digital por: Lisiane Viana /07 de Maio de 2011

A proposta de pauta fornecida foi "as tecnologias que utilizam os paulistanos e os visitantes da cidade para se relacionar". Sabe-se que atualmente, o trânsito é um dos ícones dos grandes centros urbanos, e com a cidade de São Paulo não é diferente. Dada a fluidez do tempo e rapidez com a qual as pessoas precisam chegar aos lugares (para honrar horário de compromissos, etc), o carro é o meio de transporte/ tecnologia mais utilizado pela população economicamente ativa e estável da capital paulista. Valendo-me destas informações, utilizei a captação deste momento de uso da tecnologia "meio de transporte individual" para mostrar a maneira como muitas pessoas constroem seu cotidiano: elas acordam/ vão para o trabalho/ almoçam/ voltam ao trabalho/ ao sair do trabalho algumas vão para um curso ou academia, e outras buscam filhos no colégio, ou para um happy hour com colegas e amigos, um outro grupo talvez vá diretamente para casa. As principais técnicas utilizadas foram:
1) Ponto - o ponto principal desta foto é um carro (que foi aleatoriamente escolhido na rua como tecnologia utilizada pelo cidadão paulistano para se deslocar dentro da cidade e relacionar-se com o meio em que vive), embora existam outros elementos importantes na mesma, com destaque para o Obelisco do Parque do Ibirapuera (monumento que homenageia os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 - projeto do escultor italiano Galileo Emendabile).
2) A regra dos terços - o carro (tecnologia em questão) encontra-se num ponto de interseção do 1º quadrante vertical, passando a noção de movimento do objeto principal da foto.
3) Ponto de Vista - pode-se destacar que o objeto principal da foto encontra-se numa forma de abordagem direta; não há interesse em coloca-lo num ângulo que institua superioridade ou inferioridade em relação a quem o observa.
4) Enquadramento - Talvez a melhor definição para o enquadramento desta foto seja o plano geral, embora o destaque que a luz possui na foto possa também permitir que seja definido como plano médio ou semi-aberto. Fica a critério do observador.
5) Luz - Nesta foto a luz tem um efeito poético: ela surge por trás das árvores que estão na parte superior da foto, refletindo no asfalto por onde o carro ainda vai passar. Como se houvesse uma iluminação natural e especial para aquele momento; seja um passeio, ou um retorno cansativo de algum lugar desconhecido, a presença da luz dá o sentido de beleza, transmitindo paz no meio do ambiente urbano e caótico.

Eu poderia ter escolhido uma aglomeração de pessoas, uma cena do cotidiano envolvendo pessoas, ou mesmo um animal de estimação numa rua qualquer, mas como propor difusão de conhecimento através da fotografia? Esta foi a escolhida por possuir um elemento urbano e humano intrinsecamente ligados através de uma máquina automotiva (que é a tecnologia), além do objeto histórico - cujo paralelo pode ser facilmente traçado numa aula de História Moderna, História da Arte (devido aos elementos gráficos, estilísticos do Obelisco), Geografia Humana, Sociologia, Antropologia e até mesmo Filosofia - por que não?


Lisiane Viana

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aula de 05/05/2011: Morin / Formosinho & Machado + Fotografia

A aula de Tecnologias no Ensino ontem foi bastante densa! O profº nem deu intervalo direito pra gente...putz!
Enfim, o que me deixou meio assim é que ele falou para levarmos as máquinas fotográficas e nem usamos...whatever!

Gostei muito das idéias do Morin - embora utópicas, são bem interessantes. Não deixei de apreciar o que foi exposto acerca do Formosinho e seu discípulo Machado, que quiseram "chacoalhar" aqueles que se dispõe a estar à frente de salas de aula e tirá-los de seu lugar de conforto.

Já na 2ª parte da aula, quando o maravilhoso mundo da Introdução às Técnicas da Fotografia se descortinou diante de nós, não queria que a aula terminasse - e realmente gostaria de ter iniciado a parte prática, até porque, o bimestre termina quinta-feira que vem -, mas valeu bastante o que o Enio explicou sobre todos os itens que compõe uma boa fotografia e como alcançar os objetivos pedagógicos ou fotográficos com as técnicas (não tão difíceis assim).

Eu quis aproveitar que estava com a minha máquina em mãos e tirei uma despretensiosa foto de dentro do metrô, se não me engano na Estação Vergueiro.

Minha intenção era captar que as pessoas em São Paulo têm pressa para absolutamente TUDO: para chegar em locais de trabalho, para ir a um encontro amoroso, para chegar em suas casas no fim do dia... pressa, pressa, pressa, hurry, hurry, hurry!

O resultado não foi muito bom, mas o suficiente para traduzir minha intenção:



Por hoje é só!
Lisiane Viana

quinta-feira, 5 de maio de 2011

NEWS from Translation (Wonder)Land!

PALESTRA (USP) :
"Ei, você aí, me arruma um glossário?" - a arte da tradução não literária",
Danilo Nogueira
DATA: 6 de maio (sexta-feira, HOJE!)
HORÁRIO: 14h
ONDE: Sala 260, Prédio de Letras, USP (Cidade Universitária)
QUANTO: Gratuita!!!!

Ciclo de Palestras sobre Tradução

CITRAT* e Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP.
====================================================

    Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia da Universidade de São Paulo
Tel: +55 (11) 3091-3764
Fax.+55 (11) 3091-3764

<http://www.fflch.usp.br/citrat
> www.fflch.usp.br/citrat
<mailto:citrat@usp.br
> citrat@usp.br

No período de 25 a 29 de abril ou enquanto durarem as vagas estarão abertas as matrículas para os cursos citados abaixo:

* Introdução à Terminologia: http://sce.fflch.usp.br/node/341
* Novas tecnologias aplicadas à tradução: http://sce.fflch.usp.br/node/352

Para mais informações, consulte o link http://sce.fflch.usp.br/

Esses cursos são pagos, (provavelmente) mas valem muito a pena!
==================================================================

Por hoje é só!
Lisiane Viana