![]() |
| Fotografia digital por: Lisiane Viana /07 de Maio de 2011 |
A proposta de pauta fornecida foi "as tecnologias que utilizam os paulistanos e os visitantes da cidade para se relacionar". Sabe-se que atualmente, o trânsito é um dos ícones dos grandes centros urbanos, e com a cidade de São Paulo não é diferente. Dada a fluidez do tempo e rapidez com a qual as pessoas precisam chegar aos lugares (para honrar horário de compromissos, etc), o carro é o meio de transporte/ tecnologia mais utilizado pela população economicamente ativa e estável da capital paulista. Valendo-me destas informações, utilizei a captação deste momento de uso da tecnologia "meio de transporte individual" para mostrar a maneira como muitas pessoas constroem seu cotidiano: elas acordam/ vão para o trabalho/ almoçam/ voltam ao trabalho/ ao sair do trabalho algumas vão para um curso ou academia, e outras buscam filhos no colégio, ou para um happy hour com colegas e amigos, um outro grupo talvez vá diretamente para casa. As principais técnicas utilizadas foram:
1) Ponto - o ponto principal desta foto é um carro (que foi aleatoriamente escolhido na rua como tecnologia utilizada pelo cidadão paulistano para se deslocar dentro da cidade e relacionar-se com o meio em que vive), embora existam outros elementos importantes na mesma, com destaque para o Obelisco do Parque do Ibirapuera (monumento que homenageia os heróis da Revolução Constitucionalista de 1932 - projeto do escultor italiano Galileo Emendabile).
2) A regra dos terços - o carro (tecnologia em questão) encontra-se num ponto de interseção do 1º quadrante vertical, passando a noção de movimento do objeto principal da foto.
3) Ponto de Vista - pode-se destacar que o objeto principal da foto encontra-se numa forma de abordagem direta; não há interesse em coloca-lo num ângulo que institua superioridade ou inferioridade em relação a quem o observa.
4) Enquadramento - Talvez a melhor definição para o enquadramento desta foto seja o plano geral, embora o destaque que a luz possui na foto possa também permitir que seja definido como plano médio ou semi-aberto. Fica a critério do observador.
5) Luz - Nesta foto a luz tem um efeito poético: ela surge por trás das árvores que estão na parte superior da foto, refletindo no asfalto por onde o carro ainda vai passar. Como se houvesse uma iluminação natural e especial para aquele momento; seja um passeio, ou um retorno cansativo de algum lugar desconhecido, a presença da luz dá o sentido de beleza, transmitindo paz no meio do ambiente urbano e caótico.
Eu poderia ter escolhido uma aglomeração de pessoas, uma cena do cotidiano envolvendo pessoas, ou mesmo um animal de estimação numa rua qualquer, mas como propor difusão de conhecimento através da fotografia? Esta foi a escolhida por possuir um elemento urbano e humano intrinsecamente ligados através de uma máquina automotiva (que é a tecnologia), além do objeto histórico - cujo paralelo pode ser facilmente traçado numa aula de História Moderna, História da Arte (devido aos elementos gráficos, estilísticos do Obelisco), Geografia Humana, Sociologia, Antropologia e até mesmo Filosofia - por que não?
Lisiane Viana

Excelente foto, seguida por uma boa análise dos elementos linguísticos que a compõem. Penso que parte dessa inspiração vem dessa união entre turismo e tradução, não? Parabéns!
ResponderExcluir